Reggio Emilia

As escolas sem muros nos mostram uma conexão com a cidade, famílias, organizações sociais e culturais, todos juntos para a execução de processos que levem às crianças a construir seu próprio conhecimento, processos esses que levam em conta as potencialidades das crianças, enxergando-as como capazes de estabelecer relações e compreender o mundo, construindo assim sua história

"A proposta enfatiza o respeito, a responsabilidade e o envolvimento da comunidade onde é permitido às crianças explorar e descobrir em um ambiente favorável e rico"

Valoriza-se a criança como ponto central do próprio aprendizado


O programa, iniciado pelos pais na região de Reggio Emilia (Itália) após a Segunda Guerra Mundial, acreditava que era necessária uma nova abordagem para melhor ensinar seus filhos. Eles desenvolveram uma proposta que enfatizava o respeito, a responsabilidade e o envolvimento da comunidade onde seria permitido às crianças explorar e descobrir em um ambiente favorável e rico (onde o currículo é criado em torno dos interesses das crianças).


Reconhece-se que as crianças têm várias maneiras de pensar, brincar, explorar, falar e fazer

A abordagem incentiva as crianças a usarem todas as ferramentas necessárias para se expressar.

O Ambiente - geralmente chamado de "terceiro professor", é aberto e de fluxo livre. Permite exploração, brincadeiras e aprendizado ininterruptos.

Os espaços ao ar livre são tão valorizados quanto as salas de aula formais, e o design do espaço deve permitir que as crianças se movimentem livremente entre os dois.

Além disso, é importante que as crianças tenham acesso livre a recursos estimulantes, poisdiferentemente disto, elas não podem ser as donas de sua jornada de aprendizado.


Os professores são incentivados a observar as crianças em vez de direcioná-las.

É importante que as crianças possam experimentar, à sua maneira, cometer erros e encontrar novas soluções.

O papel do professor é mover gentilmente os alunos para áreas de interesse e isso só pode ser feito através de observação cuidadosa realizada ao longo do tempo.

A abordagem casa diretamente com uma das bases da Escola Big Friends, de estimular a independência e empreendedorismo infantil. 

As crianças são consideradas construtores ativos de conhecimento, incentivados a serem "pesquisadores"

A maioria das experiências educacionais são realizadas em forma de projetos, onde as crianças têm oportunidades de participar ativamente, explorar e questionar. Há também uma ênfase muito forte no desenvolvimento social das crianças como parte da comunidade e em seus relacionamentos com outras crianças, suas famílias e professores.

Uma importante premissa é de que as crianças usam muitas maneiras diferentes de expressar sua criatividade, compreender e pensar.

As diferentes formas de pensar, explorar e aprender são expressas através do desenho, escultura, música, dança e movimento, pintura e teatro.

As crianças recebem projetos de aprendizado que oferecem amplas oportunidades de pesquisa, incluindo a resolução de problemas da vida real entre colegas e oportunidades de pensamento e exploração criativos.

As crianças são colocadas em grupos pequenos com projetos nos quais trabalham e são observadas pelos professores, elas tem liberdade para questionar os tópicos de interesse.

Em seguida, eles apresentam os materiais, questionam e são provocadas para explicar e desenvolver melhor os tópicos por ela escolhidos e abordados.

Os pais são parceiros na educação.

As crianças são capazes de construir seu próprio aprendizado, são colaboradores e aprendem através da interação dentro de suas comunidades.

São comunicadoras naturais e devem ser incentivadas a se expressar da forma que acharem possível.


Os professores são parceiros, educadores e guias que ajudam a facilitar a exploração dos interesses das crianças

na medida em que trabalham em projetos de curto e longo prazo. 

Além de desempenharem o papel de guia, também são responsáveis por documentar o processo de aprendizagem na sala de aula e transcrever a linguagem verbal usada pelas crianças.

Os professores são livres para tirar fotos e registrar vídeos para entender melhor as crianças e ajudar os pais a se conscientizarem do que seus filhos estão fazendo

A documentação também oferece aos professores a oportunidade de avaliar seu próprio trabalho e trocar ideias com outras pessoas. Por meio de documentação, uma criança pode terminar sua experiência de pré-escola em uma creche Reggio Emilia com um portfólio de projetos, fotos, vídeos, scripts e citações das quais se orgulha, pois representa os passos que deu ao longo de sua vida.

A Filosofia de Reggio Emilia traz benefícios substanciais à medida que forma indivíduos confiantes e qualificados que podem enfrentar o futuro de maneira brilhante.

“Equipe extremamente atenciosa! Minha filhota ficou super bem na colônia de férias! Agradeço a atenção e recomendo!”

Amamos a colonia de férias!! Fefe se divertiu muito, encontrou coleguinhas e fez novos amigos. O carinho e atenção de todos foi incrível. Obrigada pelas férias divertidas da nossa pequena.